O estabelecimento do Dia do professor no Brasil remete aos tempos do Império, quando o imperador D. Pedro I instituiu decreto que criou o ensino elementar. Em 1963, a data veio a ser oficializada por decreto federal. Antes disso, contudo, em 1947, um evento dedicado à confraternização entre professores e alunos ajudou a marcar 15 de outubro como um dia especial para os docentes. Na comemoração, um dos realizadores, o professor Salomão Becker, proferiu a seguinte frase: “Professor é profissão. Educador é missão”.
A citação do mestre, mesmo tendo sido dita há mais de 70 anos continua soando jovem em 2020. Este ano, em especial, foi desafiador para a profissão, pois, desde março, professores de todo o Brasil tiveram que se reinventar para atingir os alunos, cada um de sua casa. Mesmo que muitos não tinham nenhuma experiência com aulas a distância, os docentes toparam o desafio de se reinventar e mostraram que têm como verdadeira missão de vida educar, independentemente das condições*.
Nesse contexto, a ABMT celebra esses profissionais da educação neste 15 de outubro como peça fundamental na construção do futuro e no aprimoramento do ensino no país. Parabéns aos professores!