O Setembro Amarelo objetiva destacar a importância da conscientização sobre o suicídio como um problema de saúde pública. No contexto dos ambientes de trabalho, a ABMT orienta os Médicos do Trabalho para redobrarem a atenção nas queixas, mudança de comportamento e atitudes dos trabalhadores relacionadas a casos de suicídio.

A ABMT alerta que, segundo o DataSUS, entre 2011 e 2020, houve crescimento de 35% dos casos de lesão autoprovocada, ação considerada um pedido de ajuda dessas pessoas. Nos locais de trabalho, os trabalhadores devem ser orientados para identificação desses casos entre amigos e familiares. No caso dos profissionais, a Associação orienta atenção redobrada nas queixas, mudanças de comportamento e de atitudes dos trabalhadores.

O Centro de Valorização da Vida (CVV), que possui apoio da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e do Conselho Federal de Medicina (CFM), traz auxilio as pessoas por 24 horas em todos os dias da semana. Eles prestam apoio emocional e prevenção, pelo telefone 188, além de e-mail e chat.

Acesse o site da campanha: https://www.setembroamarelo.com