A Consulta Pública sobre a Política Nacional de Saúde Suplementar (PNSS-Covid-19) será prorrogada por 15 dias. Com isso, a população tem até 2 de junho para contribuir com a proposta, enviando sugestões e opiniões sobre o tema. Para participar, clique aqui.

O Ministério da Saúde está propondo uma política transversal para integrar as ações de Saúde Suplementar às do Sistema Único de Saúde (SUS) no enfrentamento à pandemia da Covid-19. O objetivo é somar esforços entre os setores público e privado, governo e sociedade, ampliando as informações e a assistência no combate à doença. A iniciativa foi objeto de deliberação na reunião do CONSU em 25 de abril de 2021.

A Política Nacional de Saúde Suplementar (PNSS-Covid-19) é amparada em princípios como o respeito à dignidade da pessoa humana, responsabilidade econômico-financeira e reconhecimento da vulnerabilidade do consumidor. A iniciativa busca trazer objetivos e diretrizes gerais a serem observadas pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), reguladora do setor de saúde suplementar.

A Saúde Suplementar apresenta uma taxa de cobertura de 22,5% da população brasileira, com uma rede composta por 698 operadoras de planos privados de assistência médica com mais de 47 milhões de beneficiários.

(Fonte: Ministério da Saúde)