“Prevención de Riesgos Laborales: Nanotecnologia y Nanomateriales” (Prevenção de Riscos Ocupacionais: Nanotecnologia e Nanomateriais) é tema de capítulo da obra “Libro Blanco de las Nanotecnologías: una visión ético-social ante los avances de la Nanociencia y la Nanotecnología”, escrito pelo tecnologista da Fundacentro, José Renato Schmidt.

Schmidt é especialista em estudos que avaliam os riscos sobre nanomateriais no ambiente de trabalho e abordou o tema com as coautoras Miriam Belloc, Anna Francesca Oliete e Mar Viana. Eles salientam que é necessária a adoção de medidas preventivas em atividades de pesquisa, desenvolvimento e fabricação de nanomateriais que possam minimizar a exposição ocupacional ou evitar o contato com o material.

O capítulo apresenta as metodologias de avaliação de risco importantes para garantir a segurança e a saúde no trabalho. De acordo com o texto, estudos quantitativos de exposição às nanopartículas são escassos, pois não existem regulamentações específicas – o que pode resultar em lacunas na proteção dos (as) trabalhadores (as) e do meio ambiente.

A substância pode apresentar riscos à saúde devido ao seu tamanho de 1 a 100nm (nanômetros) e propriedades específicas. Nesse sentido, José Renato e as especialistas relatam no livro que é essencial avançar no conhecimento para identificar as fontes de emissão e seu impacto na exposição ocupacional. Com isso, será possível desenhar estratégias de mitigação eficientes. Já as Redes Bayesianas são alternativas para avaliar o perigo para a saúde humana e os riscos ocupacionais.

A coordenação do livro foi feita por María Casado González, Jordi Díaz Marcos, Gerard Guimerà Ballesta, Joan Mendoza Gonzálvez, Roger Ponce Sigüenza, Pedro Amalio Serena Domingo e María Tenorio.