O Outubro Rosa é uma ação internacional que tem o intuito de informar as pessoas para que observem as mínimas alterações em seus corpos, com: partes de colorações diferentes, sensações desagradáveis nos seios, secreções nos mamilos e gânglios nas axilas, alterações da sensibilidade tanto nas mamas quanto nos órgãos genitais com ou sem secreções e mudança de odores.

Quando ocorrerem essas alterações, procurar o seu médico de confiança para realização de diagnóstico precoce e tratamento precoce. No caso do câncer de mama e cânceres de útero, colo de útero, endométrio e ovários, quanto mais cedo for realizado o diagnóstico, melhor a resposta ao tratamento e recuperação mais rápida. Essa campanha foi iniciada nos Estados Unidos, na década de 1990, pela Fundação Susan G.Komen for the Cure. Foi lançando o laço cor-de-rosa, simbolizando a campanha.

Embora nesta época do ano o tema esteja em evidência, a ABMT apoia as campanhas de conscientização sobre essas doenças durante todos os meses do ano. Ressaltamos que nessa campanha deve ser incluido o público masculino, que representam 1% dos casos de câncer de mama segundo o INCA.

No Brasil, o câncer de mama é o segundo tipo que mais acomete mulheres, atrás apenas de tumores de pele não melanoma. Para 2023, o Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima 73.610 novos casos, o que representa 30,1% do total de todos os tipos de câncer entre elas. Em 2021, a doença levou à óbito mais de 18 mil mulheres – 16,45% do total de mortes por câncer no país, segundo dados do Instituto.

Muitas dessas mortes podem ser evitadas quanto há a rotina de exames médicos preventivos, aumentando as chances de cura. Uma postura atenta em relação à saúde é fundamental para a detecção precoce, por isso a ABMT aconselha:

Autoexame e acompanhamento de rotina

No caso do câncer de mama, o autoexame auxilia a identificação precoce de nódulos, alterações da sensibilidade e textura da pele. A realização do exame clínico da mama, mamografia e outros exames complementares são necessarios para rastrear as minimas alterações e identificar a velocidade das modificações, indicando assim, a necessidade de condutas conservadoras e/ou cirurgicas.

Conheça o seu corpo

O autoconhecimento é extremamente importante, pois um olhar atento possibilita a identificação de algo diferente. Segundo o INCA, a presença de nódulos nas mamas é a principal manifestação do câncer de mama, estando presente em cerca de 90% dos casos .

*Na presença de pele das mamas com retraição ou com aspecto de casca de laranja, assim como retração dos mamilos, ou secreções, há necessidade da procura o mais rapido possivel de ginecologista.

Outras alterações

Fique atento caso surjam vermelhidão na região mamária, nódulos nas axilas ou pescoço ou inchaço.

Consulte um médico

Caso identifique algum dos sintomas citados anteriormente, é fundamental buscar a orientação do sistema de saúde ou do seu médico de confiança.