A ABMT realizou uma nova live nesta quinta-feira, 20 de agosto, sobre Competências Necessárias ao Médico do Trabalho. A convidada dessa edição, mediada pelo presidente da Associação, Dr. Gualter Maia, foi a presidente da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT), Dra. Rosylane Rocha.
Na apresentação, a presidente da ANAMT listou as seis competências voltadas para a especialidade, atualizadas em 2016:
1) Profissionalismo ou Competência de Juízo Moral;
2) Análise da situação de saúde dos trabalhadores;
3) Estudo do trabalho: avaliação, análise e intervenção sobre as situações de risco para a saúde e integridade do trabalhador, presentes ou potenciais, geradas pelo trabalho;
4) Formação de políticas, organização da atenção integral à saúde dos trabalhadores e gestão integrada de Saúde, Segurança e Ambiente;
5) Promoção e Educação para a Saúde;
6) Competências Transversais: Comunicação e relações interpessoais, Gestão do conhecimento, trabalho em equipe, liderança em mediação de conflitos.
Ao abordar as competências, Dra. Rosylane pontuou que muitas vezes a especialidade é o principal contato de cerca de 40 milhões de trabalhadores formais e suas famílias com orientações para uma vida saudável. Ela também ressaltou a importância da atenção à saúde integral, além da análise dos riscos imediatos e relacionados ao local de trabalho. A capacidade resolutiva da medicina do trabalho e a importância de conhecer o ambiente de trabalho adequadamente para realizar a gestão de SST de forma adequada também foram abordados. A presidente da ANAMT também destacou a importância da educação continuada e da participação na formação dos médicos residentes.
Dr. Gualter falou sobre a complexidade dos domínios necessários para exercer a medicina do trabalho e da atualização constante. Com o crescimento de eventos remotos durante a pandemia, ele destacou esse contexto como uma oportunidade para os profissionais se atualizarem em inciativas como as atividades remotas da ANAMT.
Em meio às ações de retomada das atividades em vários setores da economia, Dra. Rosylane destacou a importância do reconhecimento da especialidade nesse contexto como autoridade para estabelecer os parâmetros adequados para as empresas e evitar a contaminação dos trabalhadores.
Com mudanças previstas para 2021 em legislações como as NRs 1,7 e 9, Dra. Rosylane reiterou a importância da atuação resolutiva pelos médicos do trabalho, assim como a participação dos gestores e trabalhadores na gestão de saúde e segurança do trabalho nas empresas. Dr. Gualter lembrou que as novas legislações favorecem o conhecimento e reiterou a importância do uso das competências e do estabelecimento de planos de atuação nas companhias.
A Roda de Conversa com a ABMT sobre Competências Necessárias ao Médico do Trabalho está disponível no perfil da Associação no Instagram (@abmt_rio). Confira a transmissão completa aqui.