Nesta quinta-feira, dia 25, às 18h, a Roda de Conversa da ABMT vai tratar do tema ‘CAT no eSocial: nova forma da obrigatoriedade de reporte da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), assunto que está gerando muitas dúvidas entre empresas, profissionais da especialidade e demais trabalhadores que se enquadram nessa legislação. A convidada da live, que será transmitida pelo Instagram da Associação (@abmt_rio), é a Dra. Mônica Werneck, médica especialista em Medicina do Trabalho, membro da ABMT e da Câmara Técnica de Medicina do Trabalho e Saúde do Trabalhador do CREMERJ. A condução da Roda será de Dra. Távira Sucupira, conselheira científica adjunta da ABMT.
Desde o dia 13 de outubro, o procedimento para o eSocial é obrigatório para as empresas que compõem o Grupo 1 – que atingiram faturamento anual de mais de R$ 78 milhões. Desde então, elas devem registrar os eventos de SST no eSocial, o que inclui os eventos S-2210 (Comunicação de Acidente de Trabalho), S-2220 (Monitoramento da Saúde do Trabalhador) e S-2240 (Condições Ambientais do Trabalho – Agentes Nocivos).
“As empresas do Grupo 1 não mais tem acesso para o reporte da CAT no site do INSS como acontecia antes. Todas as comunicações de acidente de trabalho e doença ocupacional devem ser feitas via eSocial”, alerta a médica, que responderá as principais dúvidas que surgirem na palestra. A transmissão do evento S-2210, emissão da comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), será o principal foco da palestra.
O manual de envio da CAT está disponível aqui.