Agosto começa com uma data importante para todos: o Dia Nacional da Saúde. Celebrado em 5 de agosto, o momento é propício para despertar na população o valor da saúde, dos hábitos saudáveis e da educação sanitária.

A data serve de alerta também no ambiente de trabalho. Como entidade representativa da especialidade, a ABMT reitera nesta data a importância da Medicina do Trabalho nas discussões acerca da saúde da população e na presença de uma melhor qualidade de vida.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o conceito de saúde pode ser definido como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade”. Entre os diversos fatores que devem propiciar isso às pessoas, está a atenção à saúde dos trabalhadores dentro dos seus ambientes de trabalho.

O Dia Nacional da Saúde é comemorado em 5 de agosto para homenagear o trabalho de Oswaldo Cruz, um dos principais responsáveis pelas erradicações de perigosas epidemias que acometiam o Brasil no final do século XIX e começo do século XX.

Ele nasceu em 1872 e foi pioneiro no estudo de moléstias tropicais no Brasil. Quase 100 anos depois de sua morte, em 1917, pesquisas o apontam como símbolo do cientista brasileiro. Em 1900, fundou o Instituto Soroterápico Nacional, em Manguinhos, hoje Fiocruz.

Sua trajetória se confunde com a história da saúde pública brasileira. Em 1903, foi nomeado Diretor-Geral de Saúde Pública, cargo que corresponde atualmente ao de Ministro da Saúde. Sua luta contra a febre amarela, peste bubônica e a varíola não foi entendida pela população, culminando na Revolta da Vacina em 1904.

Em 1905, construiu na Fazenda da Manguinhos um castelo com o que havia de mais moderno em termos de pesquisa experimental. Contratou grandes pesquisadores brasileiros e estrangeiros e criou cursos de especialização. Poucos brasileiros foram tão caricaturados quanto ele foi no início do século XX. A ironia da imprensa traduzia o sentimento popular negativo, na época da Revolta da Vacina, e positivo, quando já colhia os louros de suas conquistas sanitaristas.