Além do atendimento dos trabalhadores no cotidiano de uma empresa, a medicina do trabalho pode demandar dos especialistas outras atribuições para atender as necessidades que as atividades de cada área requerem. No caso da ergonomia, aspectos como gestão e retorno sobre investimento (ROI) podem contribuir para a melhoria no atendimento das pessoas e na saúde integral dos indivíduos.

Durante o Congresso da ABMT l 75 Anos, o curso pré-congresso Ergonomia, diagnóstico médico, gestão e Conceito ROI, abordará esses aspectos em atividade ministrada pelo Dr. Hudson Couto, ex-diretor científico da ANAMT. A diretora científica da Associação Catarinense de Medicina do Trabalho (ACAMT), Dra. Denise Brzozowski, também lecionará na atividade.

O curso abordará assuntos como o diagrama EBITDA, sua importância nas empresas e o porque os médicos do trabalho devem conhecê-lo. Formas de demonstrar ganhos financeiros com a Medicina do Trabalho também serão tratadas no curso, com exemplos reais de indicadores como valor real agregado, ganhos diretos, taxa interna de retorno, valor presente líquido, payback e ROI.

O indicador, segundo o especialista, demanda a “busca ativa de dados que justifiquem os ganhos financeiros para a empresa”. Dr. Hudson explica que os médicos do trabalho tendem a pensar que a demonstração desses ganhos é atribuição somente da área financeira e que é uma tarefa complexa. “No curso, tentarei mostrar com exemplos simples que é possível a demonstração de ROI em muitas melhorias das condições de trabalho, especialmente na ergonomia.

“Hoje, o que mais se espera do médico do trabalho é que ele seja gestor das questões da saúde do trabalhador; nesse sentido, ele tem que gerir as questões de possíveis adoecimentos por conta do trabalho (prevenindo-os), como também tem que entender profundamente das questões relacionadas à assistência médica, com ótimas oportunidades nessa área de conciliar boa assistência médica com custo equilibrado”, pontua Dr. Hudson.

Assim como os aspectos de gestão, Dr. Hudson ressalta outros desafios da especialidade. “ser um mediador de conflitos na relação empresa-empregado, o que só será possível com postura ética, coerência e firmeza nas atitudes.

Serviço:

Congresso da ABMT l 75 Anos
Integralidade & Equidade: Visão do Médico do Trabalho
13 e 14 de dezembro
Hotel Windsor Florida – Rua Ferreira Viana, 81, Flamengo – Rio de Janeiro (RJ)
https://www.abmt75anos.com/