Dr. Hudson Couto, médico do trabalho, professor universitário e consultor de empresas, foi o convidado da Roda de Conversa com a ABMT, série de lives organizadas no Instagram da Associação Brasileira de Medicina do Trabalho (ABMT). O debate sobre o trabalho humano no “novo normal” e o papel da Saúde e Segurança do Trabalho foi apresentado pelo presidente da ABMT, Dr. Gualter Maia, na última quinta-feira, 3 de setembro.

Dr. Hudson usou como referência o Informativo bimestral ERGO (clique aqui para fazer o download), no qual são abordadas as mudanças no mundo do trabalho com a pandemia.de Covid-19 e as transformações para os profissionais da área de saúde ocupacional diante dessa nova realidade.

Entre as novas questões impostas pela pandemia no mundo do trabalho, o médico citou a adoção de máscara, distanciamento social, protocolos de higiene (que devem ser estendidos aos ônibus fretados, restaurantes e outros locais que recebem os trabalhadores), limpeza e segurança da tubulação do ar condicionado, entre outras. Sobre o home office, cuja adoção já oscila entre 18 a 40%, segundo relatório da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Dr. Hudson observou uma questão sutil que contribui para o adoecimento mental dos trabalhadores.

“Com o home office, existiu a transferência para o próprio indivíduo do processo de regulação de conflitos. Na empresa, a responsabilidade de resolução dos problemas é da própria empresa, de um departamento ou gerência específicos. Ao trabalhar de casa, o trabalhador passou a gerenciar isso. E aonde fica a válvula de escape?”, indagou.

Valorização e novas demandas

Para Dr. Gualter, a especialidade estava caminhando na direção da diminuição do valor e da responsabilidade do médico do trabalho, e a pandemia foi responsável por uma reversão, gerando maior valorização dos profissionais da especialidade. Dr. Hudson ressaltou a importância dos médicos do trabalho no sentido de criar regras para viabilizar que as empresas continuem produzindo:

“Temos a função de sermos o fiel da balança, estabelecendo regras e padrões para que se viabilize o processo produtivo da empresa, considerando os conceitos técnicos e científicos. O médico e enfermeiro do trabalho são as grande referências do ponto de vista de saúde das organizações. Por isso, temos a responsabilidade de nos manter sempre atualizados”, ressaltou.

A Roda de Conversa com a ABMT sobre o trabalho humano no “novo normal” está disponível no perfil da Associação no Instagram (@abmt_rio)Clique aqui ou dê o play abaixo para conferir a live na íntegra: