A data comemorativa ‘Abril Verde’ nasceu da necessidade de conscientizar a sociedade sobre a importância da segurança e saúde do trabalhador, não só no Brasil, mas em todos os continentes, de acordo com a proposta da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Para o Dr. Alexander Buarque, diretor de Comunicação da Associação Paulista de Medicina do Trabalho (APMT), a data é uma forma de lembrar a importância da prevenção e promoção da saúde nos ambientes de trabalho.

“O tema é preocupação diária dos médicos do trabalho, que atuam o ano inteiro em prol da Saúde e Segurança do Trabalho, por meio da aplicação de um conjunto de normas e procedimentos legalmente exigidos às empresas e funcionários visando prevenir doenças ocupacionais, acidentes de trabalho e proteger a integridade física dos trabalhadores”, afirmou o especialista.

Simbolizado por um laço verde, cor que representa as ações de segurança e saúde no ambiente laboral, especialmente no mês de abril, a data apresenta muitas dimensões, como defende Dr. Alexander.

“É um momento para comunicar e desenvolver ações ativas que contribuam para a criação de um espaço de conscientização para os temas de saúde do trabalhador e o amadurecimento de uma cultura de cuidado e interdependência em saúde e segurança do trabalho”, pontuou.

A seu ver, comunicar e interagir com os diversos atores na empresa, tais como grupos da Cipa, de diversidade, RH e lideranças é uma oportunidade “para ganhar parceiros e não caminhar sozinho nesta mudança”, frisou.

Mensagem

Para reforçar a importância do médico do trabalho nas ações de segurança e saúde do trabalhador, o Dr. Alexander Buarque deixa como mensagem aos seus pares a relevância de entregar mais do que um exame médico ocupacional.

A especialidade tem sempre que ir além. “Não é somente entregar o ASO, mas ter cuidado com o trabalhador é ponto para o médico. Não se limiar à entrega de um PCMSO, mas também acrescentar gestão e continuidade de processo, comunicação e interação com a empresa, porque dessa forma, contribuirá para a valorização do trabalho na nossa especialidade”, arrematou o especialista.