No ano marcado pela pandemia do novo coronavírus — que registra 5.171 casos confirmados e 201 mortes, de acordo com o Ministério da Saúde —, nunca foi tão importante falar de prevenção e gestão de riscos. E é justamente com base no alerta de que é preciso gerir riscos, prevenir acidentes e promover a saúde que acontece a campanha Abril Verde, que tem como foco alertar toda a sociedade sobre riscos de acidentes de trabalho.
De acordo com o último levantamento realizado pelo Ministério da Previdência Social, cerca de sete brasileiros perdem a vida todos os dias em acidentes de trabalho no Brasil, totalizando uma média de 2.500 óbitos a cada ano. O índice de mortes registrou queda até 2017, mas voltou a subir no país.
O resultado preocupa, afinal, espera-se que a cada ano empresas e funcionários estejam mais cientes da importância da prevenção. Esses números alarmantes colocam o Brasil na quarta posição mundial em relação a quantidade de mortes, perdendo apenas para a China, os Estados Unidos e a Rússia, segundo dados divulgados recentemente pela Organização Internacional do Trabalho (OIT). Então, temos que fazer um trabalho consistente com outros parceiros para uma conscientização em relação à necessidade da implementação permanente de medidas de prevenção e conscientização nos ambientes de trabalho.
Sobre a campanha
Iniciativa de participação espontânea que chama a atenção da sociedade brasileira para a adoção de uma cultura permanente de prevenção de acidentes do trabalho e doenças ocupacionais, o movimento Abril Verde luta para marcar o mês de abril com a cor da segurança no calendário nacional. A intenção é concentrar anualmente nesse período uma série de atividades, dando-lhes mais visibilidade e manifestações de apoio à causa.
Movimentos internacionais como o Outubro Rosa (prevenção do câncer de mama) ou o Novembro Azul (prevenção do câncer de próstata) já são conhecidos da maioria dos brasileiros. No que diz respeito à saúde e segurança do trabalhador, o Abril Verde trilha um caminho semelhante. O objetivo é fazer com que a cultura da prevenção no ambiente de trabalho seja propagada e assimilada pelo maior número possível de pessoas e a ABMT apoia esta causa.