‘Diálogo social’ será o tema do encontro virtual promovido pela Associación Latinoamericana de Salud Ocupacional (ALSO), no dia 28 de abril, data dedicada a celebrar o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho. A ABMT, convidada a fazer parte do debate, será representada pelo Conselheiro Técnico-Científico da instituição, Dr. Paulo Rebelo. Participam também Dra. Orielle Solar, Assessora Regional de Saúde dos Trabalhadores OPAS/OMS, e Dra. Maria Marta Cabrera Contreras, presidente da ALSO, que mediará o evento.
O Conselheiro da ABMT explicou que o tema ‘Diálogo Social’ foi escolhido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) para ser debatido por todos os países em 2022, em comemoração à data, que tem como referencial uma explosão em uma mina no estado de Virgínia (EUA), em 28 de abril de 1969, que matou 78 mineiros. Em 2003, a OIT institui a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas do acidente.
Segundo Dr. Paulo, o tema escolhido para este ano propõe mobilizar os governos, as sociedades técnicas, os trabalhadores e os empregadores. “O encontro da ALSO vai justamente discutir a forma como as associações de Medicina do Trabalho irão se preparar para promover esse diálogo em seus respectivos países, levando o tema para a discussão”, ressaltou.
Para Dr. Paulo Rebelo, o Brasil demonstrou que é possível, com ações integradas, por meio do diálogo, melhorar as condições de saúde e segurança no ambiente de trabalho, como ocorreu ao longo da pandemia da Covid-19.
“Com base nas informações científicas, foram definidas e implementadas políticas de controle da transmissão do vírus pelos governos, pelos empregadores, contando com a participação tanto dos profissionais de saúde e segurança quanto dos trabalhadores. É um bom exemplo de que é possível promover esse diálogo social”, pontuou o médico.
Ele ressaltou que o ambiente laboral é propício para promover discussões sobre temas relacionados à saúde e à segurança porque além de influir no ambiente de trabalho em si, capacita os trabalhadores, que levam esse diálogo até as suas famílias, para os amigos sociais, para a comunidade.
“Durante a pandemia, as pessoas obtinham nos locais de trabalho as informações sobre a relevância de usar a máscara, manter distanciamento e seguir as orientações de higiene. Esse é um exemplo de que o diálogo pode efetivamente ter início no ambiente de trabalho e depois permear outros ramos da sociedade”, destacou o conselheiro da ABMT.
Confira mais informações sobre o evento aqui.