Hoje, 7 de abril, é o Dia Mundial da Saúde, data instituída pela Organização Mundial da Saúde para promover a conscientização das pessoas sobre a importância de equilibrar o bem-estar físico, mental e social.
A data não foi escolhida por acaso: coincide com a criação da própria OMS, que foi fundada em 7 de abril de 1948. O conceito de saúde é definido pela Instituição como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não consiste apenas na ausência de doença ou de enfermidade”.
Entre os diversos fatores que devem propiciar isso às pessoas, está a atenção à saúde dos trabalhadores dentro dos seus ambientes de trabalho. A ABMT reitera a importância de nossa especialidade, a Medicina do Trabalho, nesse contexto e nas discussões acerca da saúde da população.
Enfermeiros e obstetrizes
A cada ano, a agência das Nações Unidas escolhe um tema central de campanha. Em 2020, a OMS decidiu celebrar o Dia Mundial da Saúde, fazendo uma homenagem a enfermeiros e obstetrizes. Com efeito, eles estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus. De acordo com a entidade, a data pretende lembrar aos líderes mundiais o papel crítico que estes profissionais desempenham em manter o mundo saudável.
“Enfermeiros e outros profissionais de saúde estão na vanguarda da resposta ao covid-19, fornecendo alta qualidade, tratamento e cuidados respeitosos, liderando o diálogo comunitário para lidar com medos e perguntas e, em alguns casos, coletando dados para estudos clínicos. Simplesmente, sem enfermeiras, não haveria resposta”, alerta.
Os profissionais de saúde, especialmente a equipe de enfermagem, são reconhecidos pela luta pela saúde dos pacientes nesta pandemia. De acordo com relatório divulgado pela instituição, há uma falta de 5,9 milhões de enfermeiros no mundo, num momento em que a comunidade internacional se depara com as falhas em seus sistemas de saúde diante de uma pandemia.