O Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, celebrado em 28 de abril, é um importante marco para médicos do trabalho, trabalhadores, empregadores, governos e toda a sociedade brasileira.

A data de 28 de abril, instituída pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2003, é uma oportunidade para o diálogo entre os diversos atores sociais e para a realização de campanhas de conscientização sobre a relevância das medidas de prevenção na área da segurança e da saúde em todas as atividades laborais, especialmente neste momento, quando o país registra aumento de acidentes, sem contar a subnotificação, cada vez mais comum com o crescimento da precarização das relações trabalhistas.

Em 2021, foram 571,8 mil notificações de acidentes de trabalho registrados no CAT, crescimento de 30% se comparado às 446 mil ocorrências de 2020, segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, criado há cinco anos, desenvolvido e mantido pelo Ministério Público do Trabalho (MPT).

Os números de mortes por acidentes mostram a importância do desenvolvimento de medidas protetivas para os trabalhadores. Entre 2012 a 2021, 22.954 pessoas morreram em acidentes de trabalho, de acordo com dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, que conta com a colaboração da OIT.

Em igual período, ainda segundo o Observatório, foram registradas 6,2 milhões de Comunicações de Acidentes de Trabalho (CATs) e o INSS concedeu 2,5 milhões de benefícios previdenciários acidentários, incluindo auxílios-doença, aposentadorias por invalidez, pensões por morte e auxílios-acidente.

Com a participação do Conselheiro Técnico-Científico da ABMT, Dr. Paulo Rebelo, o encontro virtual promovido pela Associación Latinoamericana de Salud Ocupacional (ALSO), debate, nesta quinta-feira (28), o tema ‘Diálogo Social’, escolhido pela OIT para celebrar a data em 2022. Integram a mesa, a Dra. Orielle Solar, Assessora Regional de Saúde dos Trabalhadores OPAS/OMS, e a Dra. Maria Marta Cabrera Contreras, Presidente da ALSO, que mediará o evento.

Veja mais sobre o evento aqui.