A ABMT® esclarece que a prevenção é mais valiosa do que o sofrimento de pessoas e seus conhecidos, no aspecto emocional, físico, financeiro, social e legal. Pessoas em uso de drogas e álcool modificam o senso de autodefesa, tornando-se alvo fácil de furtos, roubos, acidentes e outros conflitos.
Sabemos da luta diária dos médicos do trabalho na atenção redobrada e acompanhamento periódico (com a autorização prévia dos trabalhadores) com preocupação com todos as pessoas, mas em especial com os condutores veiculares: terrestre, aéreos, marítimos, de pessoas e carga.
A observação e acompanhamento de trabalhadores com histórico do uso de álcool e drogas, é de vital importância para o fortalecimento do enfrentamento da abstinência.
Lembrando aos leitores não médicos que as principais interferência do álcool e drogas são: imagens fixas e dinâmicas captadas pela visão, lentificação da atenção, da percepção espacial, podendo ser agentes de leões em si, terceiros, bens materiais e meio ambiente.
O Centro de Informações sobre Saúde e Álcool – CISA apresentou pesquisa em anos consecutivos com dados do DATASUS de 2010 a 2021, referente aos acidentes de trânsito em condutores em álcool no Brasil. Destaca-se do uso de drogas ditas de abuso trazem grande prejuízo mental, físico, social e financeiros para si, seus familiares e pessoas que podem ser vítimas de agressões e acidentes, resultando lesões e mortes. Essa população vítima de agressões e acidentes, muitas vezes, necessitam de tratamento alta complexidade e podem chegar à invalidez com necessidade de cuidados por terceiros.
Para o afastamento ou livramento do uso de drogas e álcool procure o médico e grupos de profissionais da saúde para apoio e tratamento.
Os médicos do trabalho podem auxiliar no processo de reabilitação, facilitando o retorno ao mercado de trabalho.

Maiores informações:

https://cisa.org.br/

https://cvv.org.br/

https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/politica_atencao_alcool_drogas.pdf

https://saude.rs.gov.br/upload/arquivos/202012/22111201-politica-estadual-de-saude-mental-alcool-e-outras-drogas-2014.pdf

https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/0204.pdf