A educação médica possui currículo vasto contando com a teoria, estímulo ao raciocínio clinico e prática com foco nas principais especialidades. Muitos foram os Mestres que dedicaram suas vidas ao ensino. Destacamos a Medicina como formação geral, sem a qual a especialidade de Medicina do Trabalho iniciada por Bernardino Ramazzini com a obra “As Doenças dos Trabalhadores” em 1700 existiria.
A continuidade dessa especialidade no Brasil destaca-se em dois expoentes: Dr. Décio Parreiras e Dra. Thalita do Carmo Tudor, membros fundadores e ex-presidentes da ABMT. Eles estimularam a formação da especialidade, que hoje ocupa o sétimo lugar entre as especialidades. Ao todo, são 20.804 médicos do trabalho titulados, segundo a Demografia Médica de 2023. Muitos Mestres contribuíram para essa construção. Parabenizamos os professores da pré-escola, ensinos fundamental, médio e profissionalizantes para chegar a graduação e a qualificação profissional.
Segundo o Censo de Educação Superior de 2020 com dados do Censo Escolar 2021 e Censo da Educação de 2020, são 2,2 milhões de pessoas que exercem a profissão de Professores. Logo a ABMT parabeniza esses professores e em especial ao de graduação médica.