Todo dia é dia de dar parabéns às pessoas que atuam na área de saúde. Nesta terça-feira, especialmente, aos enfermeiros, que celebram seu dia neste 12 de maio, Dia Internacional da Enfermagem e Dia do Enfermeiro. Com mais de 558.177 mil enfermeiros, 1,3 milhão de técnicos e 417.540 mil auxiliares de Enfermagem, o Brasil apresenta uma alta densidade de profissionais por habitantes.
Na linha de frente no combate do novo coronavírus, eles, assim como os médicos e tantos outros profissionais, convivem diariamente com os riscos criados pela pandemia.
A data foi escolhida em homenagem à Florence Nightingale, nascida em 12 de maio de 1820 e considerada a “mãe” da enfermagem moderna. No Brasil, o dia também lembra Ana Néri, primeira enfermeira brasileira a se alistar voluntariamente em combates militares.
Nesta data, a Associação Brasileira de Medicina do Trabalho (ABMT) homenageia especialmente os enfermeiros e enfermeiras do trabalho nesta data. Um obrigado pelo seu carinho e dedicação na arte de cuidar.
Ano internacional dos profissionais de enfermagem e obstetrícia
Em 2020, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) celebram o ano internacional de profissionais de enfermagem e obstetrícia. Designado pela Assembleia Mundial da Saúde de 2019, o marco comemorativo tem o objetivo de reconhecer o trabalho feito por enfermeiras, enfermeiros e parteiras em todo o mundo, bem como de defender mais investimentos para esses profissionais e melhorar suas condições de trabalho, educação e desenvolvimento profissional.
Segundo a OMS, o mundo precisa de mais 9 milhões de enfermeiras(os) e parteiras para atingir a meta de cobertura universal de saúde até 2030. Nas Américas, a OPAS destaca que são necessários 800 mil profissionais de saúde a mais, incluindo pessoal de enfermagem e obstetrícia.
Estes profissionais desempenham um papel vital na prestação de serviços essenciais de saúde em todos os níveis de atenção e são cruciais para promover a saúde e prevenir doenças: cuidam de mães, crianças e idosos, administram vacinas que salvam vidas e fornecem conselhos de saúde, entre outras ações.